top of page

Top Filmes e Séries que você precisa assistir.

  • Foto do escritor: Babi
    Babi
  • 22 de ago. de 2020
  • 10 min de leitura

Atualizado: 12 de dez. de 2020

Você têm a sensação de que já virou todas as plataformas de Streaming e não tem mais nada para assistir? Também já passamos por isso e então decidimos fazer uma seleção de filmes e séries incríveis que foram produzidas ou gravadas na África do Sul e você não pode perder.



Foto: Cena do Episódio San Junipero_ Divulgação


Durante esse looooongo período de quarentena pelo qual estamos passando, ocupar o tempo parece ser um desafio cada vez mais difícil. Entre cursos, receitas, treinos caseiros e maratonas, e mais maratonas de filmes e séries, a cada dia parece ficar mais difícil descobrir novos conteúdos, por isso mesmo decidimos compartilhar com vocês a nossa lista de Filmes e Séries que você precisa assistir, e o melhor é que são todas produções gravadas na África do Sul, o nosso destino preferido. 


A África do Sul é um dos principais polos de produção cinematográfica no mundo, além de possuir uma série de locações incríveis, a diversidade de cenários tais como Praias, Montanhas, Savanas, Deserto, Cidades e Estradas de tirar o fôlego, tornam o destino um prato cheio para o cinema mundial. 


Fica aqui com a gente e confere os nossos Top Filmes e Séries produzidos na África do Sul, vamos dos clássicos até produções que você certamente nunca imaginou que passaram por lá. Bora?



Top Séries


1.Outlander



A série, baseada na obra de Diana Gabaldon's, conta a história de uma mulher que viaja no tempo de volta para a Segunda Guerra, na Escócia do século de 18. Mas não se engane, apesar do enredo acontecer no continente Europeu, a maior parte das cenas da terceira temporada é gravada em Cape Town, incluindo locações na Universidade de Stellenbosch e Silverstroom Beach. 

A série de 4 temporadas, está disponível no Netflix, é segundo fãs, a história mística, com conexões surpreendentes e os belíssimos cenários não vão te deixar sair da frente da TV.



2. Black Mirror



Vocês sempre ouvem as pessoas dizendo: “Isso é muito black mirror!”. Cape Town também é! 

O episódio San Junipero, um dos melhores da série, foi gravado em Cape Town. O episódio se passa num mundo artificial onde as pessoas poderiam viver para sempre como seus “eus” mais jovens, através do envio da sua própria consciência para essa realidade alternativa. 

San Junipero é o lugar onde as personagens principais se conhecem. Você acaba se encantando pelo cinema antigo, pelas ruas e também pelas praias com as montanhas ao fundo, e perguntando se esse lugar realmente existe. Sim, ele existe e está a um voo de distância. Nesse episódio é possível ver os 12 Apostles e Camp’s Bay ao fundo, além de vários outros lugares incríveis espalhados pela cidade.

A escolha da trilha sonora também foi perfeita! Nas boates está sempre tocando “Heaven Is a Place on Earth” de Belinda Carlisle.

E nós concordamos! Cape Town é o paraíso na terra. Se existe um lugar onde dá vontade viver para sempre, esse lugar é a África do Sul. 



3. The Crown



Esta produção da BBC conta a história da Jovem Rainha Elizabeth durante a segunda metade do século 20.  Com viés bastante político e uma pitada de romance,  a série mostra algumas das visitas da Rainha a diversos países e Colônias inglesas, incluindo hotspots da África do Sul, como Hermanus Beach e o Cabo das Agulhas, além da nossa maravilhosa Cidade do Cabo, obvioooo. ;) 

Além de aparecer como a própria Cidade do Cabo, a Cidade mãe também foi usada como Double para as viagens da Rainha a Melbourne, na Austrália e Ghana na África Oriental. A série conta com três temporadas disponíveis, e a quarta já tem lançamento marcado para novembro de 2020.



4. Blood & Water

Essa é uma produção 100% Sul Africana e que tem feito muito sucesso por lá.  A trama pode ser considerada um pouco teenager, já que o núcleo todo é bem jovem e a história acontece no High School.  Puleng é uma garota que teve a irmã dada como desaparecida logo depois do seu nascimento, mas apesar de terem passado 17 anos a família nunca superou a perda. No entanto, Puleng acredita ter encontrado a irmã, vivendo outra identidade e faz de tudo para descobrir a verdade. 

O que a gente mais ama nessa série é que ela tem a mistura perfeita de "Europeu & Latino" algo bem sul africano mesmo, você pode achar em alguns momentos que a série tem várias referências de Elite, mas acredite, o roteiro é bem mais latino. 

A série tem uma temporada, e além de mostrar diversos lugares incríveis da Cidade do Cabo, também mostra bastante do Life Style e do Comportamento jovem por lá.



5.Queen Sono


A primeira produção africana original Netflix. Foi filmada em vários lugares do continente africano. Foi um marco para os produtores de cinema e TV africanos, com um orçamento de mais de 1,5 bilhões de dólares. Queen Sono é o início de um trabalho do continente de apresentar histórias densas e de qualidade totalmente feitas na África.

É um thriller com seis episódios e já renovado para a segunda temporada.  Durante a série é possível ouvir várias línguas tradicionais africanas.

A trama foca na personagem principal Queen Sono tentando descobrir a verdade sobre a morte de sua mãe, uma heroína da luta sul-africana contra o apartheid. Queen Sono é uma espiã no melhor estilo James Bond. Ela se envolve em missões superperigosas e nem sempre está disposta a seguir as regras.

Essa série traz assuntos relevantes a serem discutidos, como feminicídio e aumento da violência contra a mulher, o legado do apartheid e a desigualdade social.

A produção retrata os africanos além dos estereótipos, e trás o protagonismo da mulher negra como um fator a ser comemorado e valorizado.

Aproveite o final de semana para maratonar essa série e conhecer um pouco mais da África real.




Top Filmes


1.Invictus



Um clássico do Cinema Sul Africano que já assistimos mil vezes e vamos assistir de novo. E você também deveria! 

Apesar de parecer um filme sobre esporte, a trama tem um peso político e social muito forte, e representa o momento histórico do Pós- Apartheid em 1995, quando o Presidente Nelson Mandela  tenta utilizar a paixão pelo esporte e a Copa do Mundo de Rugbi para unir a Nação, apesar de todo o histórico de diferenças sociais,  preconceito e sofrimento.  Parece que conhecemos essa história né?! 

Essa produção da Warner Bros ficou mundialmente conhecida, e muitos associam a história política do País ao enredo, apesar de não ter sido bem assim que os conflitos foram conciliados. Liberdade poética né mores? 

O Rugbi ainda é o principal esporte no país e uma paixão Nacional que une toda galera por lá, algo bem parecido com o futebol por aqui.



2.Os Iniciados



Essa superprodução que foi a representante Sul Africana no Oscar em 2018 conta a história de um jovem que está iniciando a vida adulta e retrata os rituais da cultura Xhosa, abordando temas como questões de masculinidade do homem negro, preconceito e aceitação.

A Cultura e os Rituais tribais são parte da identidade Africana, por isso as tribos Xhosa e Zulu, principalmente, são frequentemente retratadas em produções cinematográficas, além disso elas tribos ainda falam suas próprias línguas (não é atoa que o país tem 11 idiomas oficiais) e mesmo nos dias de hoje os jovens Sul Africanos seguem preceitos da sua tribo de origem e tem orgulho de manter algumas tradições. 

Além da indicação ao Oscar,  Os Iniciados foi internacionalmente reconhecido pela crítica e tem avaliação 4 estrelas pelo #adorocinema aqui no Brasil. Vale a pena conferir!



3. Diamante de Sangue



O sotaque sul-africano de Leonardo Dicaprio foi bastante elogiado nesse filme. Ele faz o papel de um traficante de armas que é pego por contrabando de diamantes para a Libéria.

O filme traz a realidade cruel do tráfico de diamantes no mundo, que sobrevive através da exploração e morte de várias pessoas e financia milícias armadas na África.

Apesar de a história se passar em Serra Leoa, as filmagens foram feitas na África do Sul e Moçambique por questões de segurança. É possível ver o V&A Waterfront em Cape Town numas das últimas cenas do filme e a cidadezinha de Port Edward quando o personagem de Leonardo Dicaprio foge da RUF.



4. Memórias Secretas



Aos 80 anos, Zev deixa o local em que vive em busca de um antigo guarda nazista, com objetivo de vingar a morte de sua família que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é dirigido por  Atom Egoyan, cineasta armênio que foi Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado para os Oscar com a produção O Doce Amanhã, além disso conta com um elenco de peso, e Christopher Plummer como protagonista da história. 

Apesar de ser um tema bem recorrente no cinema, Memórias Secretas aborda o nazismo com um viés de vingança e um final bastante surpreendente. O filme conta diversas cenas e locações Sul Africanas, inclusive a gente morreu de saudades das Road Trips em meio às Montanhas.



5. Pantera Negra



Quer saber onde fica Wakanda? Vamos te contar!

Aparentemente a cidade dos Panteras Negras fica próxima ao Parque Nacional Golden Gate Highlands. A equipe do filme levou mais de dois anos para conseguir autorização para filmar com drone a região.

O filme tem uma conexão muito forte com a África do Sul. Mostra a África além da pobreza e da guerra, dando uma nova perspectiva do continente africano para o resto do mundo. Em várias cenas eles usam palavras em Xhosa, um dos dialetos sul-africanos mais falados. O figurino foi pensado para empoderar e mostrar que roupas e acessórios tem significado e história por trás.

O filme é considerado um dos maiores sucessos de bilheteria do universo e um dos mais influentes da década.



6.Longo Caminho para a Liberdade


Esse é sem dúvida um clássico entre os clássicos. Se você não assistiu precisa assistir agora e se já assistiu sempre vale a pena rever. 

A produção do Diretor Justin Chadwick conta a história de vida de Nelson Mandela e sua luta pela igualdade na África do Sul durante o Apartheid. Além de mostrar diversos locais históricos do país, o filme nos faz repensar questões de preconceito, desigualdade social e racial, e também o nosso papel como seres humanos na busca de uma sociedade melhor e mais justa. 

O filme, lançado em 2014, retrata toda a vida de Madiba, desde a sua infância até a primeira eleição democrática no país, quando se tornou presidente, passando por décadas de encarceramento na luta pela igualdade. 

Em tempos onde ainda vemos muitas situações e comportamentos preconceituosos, esse é um filme que vale muito a pena considerar para a agenda do final de semana.



7. Barraca do Beijo


Sucesso Absoluto no Netflix, com dois filmes lançados e um terceiro por vir! Esse filme dispensa apresentações.

A história se passa na Los Angeles, mas foi gravado em Cape Town! Aposto que vocês não imaginariam que o romance entre Elle e Noah acontece nas paisagens incríveis da Cidade do Cabo, né?

O High School onde Elle estuda, na verdade é o campus da Universidade de Cape Town (cenário de Blood and Water também). A Victoria Road, em Camps Bay, tb apareceu como sendo Santa Mônica. A casa de Elle fica em Hout Bay e a casa da família Flynn, em Eagles Nest, apareceu em Love Island e Black Mirror.

As cenas do aeroporto de Los Angeles foram todas gravadas em no Centro de Convenções Internacional da Cidade do Cabo.

O festival Los Angeles Country Day e o mais do que esperado beijo do casal Noelle foram filmados no The Rooiplein, no campus da Universidade Stellenbosch.

No começo do segundo filme, Elle está dirigindo a moto de Noah na R44, com vista para a Reserva Natural Kogelberg, uma das estradas mais bonitas do mundo e rota ideal para road trips.

Quando Elle encontra Marco tocando na rua, ela está no Waterfront, no Silo District.

O concurso de dança aconteceu na arena do Grand West Casino e a festa de Halloween no Lichtenstein Castle Guest House em Hout Bay. Inclusive, várias festas acontecem nesse castelo durante o ano! Tantos lugares especiais em Cape Town mereciam mesmo estar num filme de tanto sucesso!

Estamos aguardando ansiosamente a estreia do 3º filme da série para poder aproveitar um pouco mais das belezas sul-africanas como plano de fundo desse romance.



8. Vingadores: Era de Ultron


Parte extremamente importante na franquia Vingadores, A Era de Ultron apresenta ao público personagens como Quicksilver (Aaron Taylor-Johnson), Ultron (James Spader) e a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). Nesse filme Hulk perde o controle dos seus poderes e destrói o centro empresarial de Johanesburgo lutando contra o Homem de Ferro.

É possível ver a antiga agência dos correios da Rissik Street e as fontes da Assembleia Legislativa da Província de Gauteng.

Até hoje é uma das maiores produções já filmadas em Johanesburgo. A cena de luta no centro da cidade inclui helicópteros, batidas de carros, explosões e muita pirotecnia.

A escolha do diretor se deu em razão das sensações, cores e aparência da cidade sul-africana, que são únicas e completamente diferentes das outras locações usadas até então. Os figurantes também foram bastante elogiados por apresentarem ser mais reais que os utilizados nos estúdios de Hollywood.

Se você quer ver Johanesburgo sendo destruída por Hulk e Homem de Ferro, assista a Vingadores: Era de Ultron.



9. Adú


Esse é aquele tapa de realidade que não podia faltar por aqui.

O filme tem o continente africano como pano de fundo e levanta diversas questões sobre problemas sociais extremos.

O protagonista Moustapha Oumarou, que vive Adu, é um menino de 6 anos que precisa deixar a casa onde vive por conta da violência e tenta imigrar ilegalmente com a irmã, um pouco mais velha, em busca de uma vida melhor.  Apesar de dar nome a produção, o roteiro não trata apenas de uma história, mas sim de um paralelo entre três histórias principais, que tornam ainda mais evidentes questões sobre desigualdade, privilégios e sobre enxergarmos aqueles que são invisíveis de modo geral. 

Confessamos que a história é um pouco triste e se você está em um dia sensível talvez não seja a melhor escolha, mas por outro lado precisamos abrir os olhos né? 

Essa dica nos fez lembrar muito dos diversos imigrantes africanos que conhecemos em Cape Town. Muita gente de outros países do Continente vai pra lá tentar uma melhor condição de vida,  mas apesar de toda a dificuldade são pessoas extremamente trabalhadoras, gratas e felizes.  Então fica aqui nossa dica e homenagem! :)



10. Solteiramente


Um dos filmes sul-africanos mais assistidos no Netflix.

Tem Johanesburgo como plano de fundo, especialmente Maboneng. A cidade se apresenta perfeita para esse tipo de filme. Assim como New York está para as comédias românticas americanas, Johanesburgo está para as sul-africanas.

Conta a história de duas amigas: Dineo especialista em mídias sociais, romântica inveterada e desesperada para casar e Noni, solteira, desapegada e pronta para se divertir sem se envolver. Elas são melhores amigas, mas com pensamentos completamente diferentes quando se trata de relacionamento.

Todo o elenco e equipe técnica são africanos. É uma comédia romântica leve e divertida, ótima para se desestressar do trabalho ou para se divertir no final de semana.



E ai curtiram?


Essa foi a nossa seleção e esperamos que possa inspirar sua maratona de final de semana. Fomos bastante ecléticas, do clássico a comédia romântica, passando por Super Produções e Histórias Reais que valem muito a pena ver e rever também. Tem outras sugestões para compartilhar? Assistiu algum desses filmes e quer compartilhar sua opinião?

Deixe seu comentário aqui!


 
 
 

Comments


Let's Bora Experiências em Viagens 


Rua Gomes de Carvalho, 940, Vila Olimpia, São Paulo/ SP.
LETS BORA BRASIL CNPJ: 33.641.202/0001-71 

Copyright © 2020 Let's Bora

bottom of page