top of page
  • Foto do escritorBabi

5 razões para estudar inglês na África do Sul

Atualizado: 22 de mar. de 2021


Se você esta pensando em investir em uma experiência de intercâmbio para aprender inglês fora do Brasil, mas não sabe exatamente como, quando e pra onde ir, esse é um post para você. Mas se você nunca pensou na hipótese de estudar fora, ou acha que já está tarde para isso... relaxa! Esse post também é pra você.


Selecionamos 5 razões pelas quais a África Sul é o melhor destino para brasileiros que querem aprender a língua e vamos compartilhar com você aqui. ;)


Como todo e qualquer brasileiro, eu imagino que você já saiba e, perceba mais e mais cada a dia, a importância de falar inglês, seja para viajar o mundo, para garantir uma promoção no job, para conseguir aquela vaga na Companhia dos sonhos, ou para simplesmente ir e voltar de onde você quiser, a qualquer hora. Essa é uma realidade cada vez mais comum e provavelmente você já se perguntou coisas do tipo “Qual a melhor maneira de aprender a falar inglês? “Vale a pena fazer intercâmbio para aprender inglês? Ou “De quanto investimento eu preciso para estudar inglês fora do Brasil”.


Essas são perguntas que fazem todo sentido e são muito relevantes na hora de começar a planejar a sua viagem de intercâmbio, mas, existem ainda aquelas pessoas que nunca consideraram essa hipótese, ou, que consideram intercâmbio coisa de “muleke que tá na Facul”’ e acham que já passou da hora de tentar essa experiência.


Se você está se vendo em qualquer um destes perfis, continua aqui com a gente, por que reunimos os 5 motivos pelos quais a África do Sul é o melhor destino para brasileiros que querem aprender inglês, e sabe o que mais? Mama África é para todos, não importa seu orçamento, perfil, idade ou estilo de vida.


Bora descobrir por que você deve começar agora a planejar sua viagem?





1. Save Money, be happy!

Mais barato e mais feliz- :-)


Vamos começar pelo ponto mais importante, na minha opinião, para quem está planejando investir em uma viagem de intercâmbio: a grana! Se você, assim como eu no passado, está economizando tudo que pode, ou, pensando em usar a grana das suas férias e até encarar o velho parcelamento no cartão para investir no seu desenvolvimento pessoal e aprender uma nova língua em outro país, certamente investimento é um fator muito importante para você, e a boa notícia é que na África do Sul você pode fazer isso com um investimento bem menor do que em qualquer lugar do mundo.


Mas vamos ao que interessa, certo? Por que esta opção de destino é tão mais em conta para nós brasileiros? Bom, isso acontece por alguns motivos. Em primeiro lugar, poucos brasileiros sabem que o inglês é a principal língua do país - os sul africanos têm 11 idiomas oficiais- e por isso nem consideram esse destino no momento da busca. Essa história a gente já conhece né? Oferta e demanda que chama! Quanto mais procurado é o produto ou serviço, mais alto é valor de oferta dele no mercado, e o contrário também acontece.


Outro fator extremamente relevante para fechar essa conta é a moeda utilizada pela África do Sul. O ZAR ou Rand, moeda local, está desvalorizada com relação a moeda brasileira, você pode conferir a cotação atualizada aqui, mas para te adiantar uma noção básica de valores, 1 ZAR equivale hoje a aproximadamente R$: 0,33 centavos de real, já considerando custos de IOF e taxas. Essa cotação garante uma excelente conversão para os custos durante a viagem, o que eu quero dizer é que você consegue comer, beber, se divertir e se locomover gastando praticamente o mesmo ou menos do que gastaria no Brasil. Sabe aquela história de “Quem converte não se diverte?” ESQUECE ISSO BB! Você está indo para África Sul e a agora você vai saber como os gringos se sentem.



2. Todo mundo é bem-vindo


Pluralidade e multicultura fazem parte da identidade da África do Sul desde os primórdios de sua história, formada por diversos povos e diferentes colonizadores, com forte influência holandesa e especialmente britânica. O que mais esperar de um país que fala 11 línguas, não é mesmo?


Apesar da dura e recente história de Apartheid, o país é hoje mundialmente reconhecido como “The Rainbow Nation” especialmente pela fusão de diferentes culturas e pessoas, que são extremamente vibrantes, amigáveis e acolhedoras. Essa receptividade toda faz com que o país seja um destino muito procurado por turistas do mundo inteiro, e quando está lá você percebe isso o tempo todo, especialmente em Cape Town, que é considerada uma das Cidades mais bonitas do mundo e é também o destino mais visitado do país.


Essa mistura de países e culturas é ainda mais visível nas escolas de inglês, e se permitem mais um depoimento pessoal, esse foi um dos fatores que eu mais amei durante a minha experiência de intercâmbio em Cape Town. Na minha sala haviam brasileiros, suíços, holandeses, árabes e italianos, o que fazia com que cada troca, ou, discussão em sala de aula fosse uma volta ao mundo, com milhões de aprendizados, percepções e diferentes pontos de vista. Além de aprender inglês você aprende muito mais sobre você mesmo, sobre a sua cultura, sobre diferenças e convivência e, sobre o mundo a sua volta.


Se você não esta convencido pela sua sala de aula, eu te garanto que nas ruas, bares, baladas, museus e eventos pela cidade você vai encontrar pessoas de diferentes nacionalidades, além dos incríveis Sul Africanos, sempre com um sorriso iluminado no rosto, e dispostos te ajudar a viver a melhor experiência que você puder ter na África do Sul.




3. A Califórnia da África do Sul


Eu já falei aqui, mas vale a pena repetir em alto e bom som, Cape Town é uma das cidades mais bonitas do mundo, e sem dúvida pode ser considera a Califórnia da África do Sul.


A Cidade do Cabo está localizada na província de Western Cape, e conta com uma geografia de tirar o folego, composta por mar e montanha, além de parques e cachoeiras, o que faz com que a cidade respire um estilo de vida leve e muito conectado com atividades ao a livre e esportes. A região da Cidade do Cabo conta com inúmeras praias, para diferente gostos, desde as perfeitas para a prática de esportes como Kite Surf e Surf, passando por badalação e azaração, até praias de nudismo. Se você é um praieiro de plantão, clica aqui, que a gente tem o melhor guia de praias em Cape Tonw, com todas as dicas, experiências e secret spots que só os locais conhecem.


Cape Town é a segunda principal cidade da África do Sul, o que faz com que sua estrutura urbana seja extremamente bem desenvolvida. Então, se você estava esperando por belezas naturais incríveis e perrengue para viver o dia a dia, não se preocupe, não teremos perrengue. Por lá você encontra facilidades como Shoppings Centers, Hiper Mercados, Redes de Farmácias, Marcas Internacionais, Culinária do mundo inteiro e muitaaaaaas opções de lazer e entretenimento- dediquei um tópico só para diversão logo abaixo.



4. Badalação e Cultura Friendly.


A África do Sul se parece muito com o Brasil em vários aspectos, o que na maior parte do tempo é incrível, mas obviamente que as similaridades valem para algumas coisas não tão bacanas também, mas vamos focar no que interessa.


Cape Town é uma cidade extremamente friendly e com uma cultura jovem muito forte, por isso opções de lazer e entretenimento não faltam, especialmente nas altas temporadas. A galera por lá, assim como nós, também ama um role, uma badalação, ou, simplesmente reunir todo mundo para tomar uma e jogar conversa fora. Por ter esse perfil quase brasileiro, a cidade oferece uma infinidade de bares, restaurantes e baladas para todos os perfis, públicos e bolsos. O que eu mais amo lá é que a cidade é extremamente democrática, ou seja, você tem acesso a uma serie de eventos abertos e gratuitos, baladas incríveis com valor bem acessível, boa parte delas nem cobra entrada, além de uma infinidade de festivais de música, arte e esportes ao redor da cidade.


Nesse ambiente de interação total e com um perfil extremamente aberto dos locais, você vai facilmente fazer amizades sinceras com os Sul Africanos, que amam a galera do Brasil. Eles nos admiram muito e acham que somos muito alegres e incríveis em todos os esportes, se você for mesmo não perde a oportunidade de se mostrar, e se não for só muda o assunto que tá tudo certo...



5. Temperaturas quase brasileiras


Por último, mas não menos importante: As temperaturas na África do Sul também são muito parecidas com as do Brasil. O calendário africano está alinhado ao brasileiro, ou seja, estamos vivendo simultaneamente as mesmas estações, e com temperaturas bem próximas, a média do verão Sul Africano é de 30`C, enquanto no inverno os termômetros ficam em torno de 15`C, o que é bem próximo do inverno paulistano, por exemplo.


Na África do Sul as quatro estações também são bem definidas, com a diferença de que o país possui a frequente presença de ventos, que alguns dias podem ser bem intensos, motivo pelo qual esse é o melhor destino no mundo para a prática de Kite Surf. A alta temporada sul africana acontece no verão, entre dezembro e março, época em que a cidade costuma ficar bem cheia de turistas, eventos e atrações, mas neste período você também vai encontrar custos mais altos de estadia e cursos, normalmente as escolas cobrar uma taxa extra no período.


Durante o inverno também é possível vivenciar uma experiência incrível no país, nesta época o calendário de eventos outdoor costuma ser mais reduzido, dando lugar a eventos fechados, festivais de gastronomia e bebida, eventos culturais e as baladas que acontecem o ano inteiro. A vantagem de viajar no inverno é que você consegue economizar ainda mais e aproveitar melhor as atividades culturais e o estilo easy going.


Eu poderia continuar listando outros 115 motivos pelos quais a gente ama a África do Sul e por que esse é um destino incrível para você aprender inglês e, também para viver uma das experiências mais bacanas da sua vida, mas vamos deixar esse papo pro próximo post, combinado?


Se você ficou interessado em saber mais sobre como estudar na África do Sul, clica aqui que a gente te ajuda com todas as informações.



 


Fica á vontade para navegar na plataforma e descobrir outros conteúdos, dicas e experiências inesquecíveis. Se você tiver dúvidas ou sugestões comenta aqui embaixo, vamos amar trocar essa ideia com você.



427 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page