top of page
  • Foto do escritorBabi

Residência Estudantil X Casa de Família

Atualizado: 12 de dez. de 2020

Para muitos viajantes a hospedagem é a principal preocupação na hora de planejar uma viagem. Para intercambistas esse é um assunto ainda mais importante, por que além de afetar bastante no orçamento, o lugar onde você vai se hospedar também pode ser decisivo no aprendizado de uma nova língua.





Fazer um intercâmbio é uma grande decisão e por isso mesmo exige tempo e planejamento. Essa é sem dúvida uma das melhores experiências da nossa vida, mas é também a primeira viagem internacional para muitas pessoas, e é nessa hora que precisamos pesquisar bastante para tomar as melhores decisões e aproveitar ao máximo o nosso investimento de tempo e dinheiro.

Aqui na Let’s Bora a gente ama trocar ideia com a galera, explicar no detalhe como tudo funciona na viagem e principalmente ser muito transparente, para garantir que não hajam surpresas e que cada viajante viva a melhor experiência de viagem.

Quando falamos de intercâmbio, além, é claro, de pensar no melhor curso, escola e duração para o seu intercâmbio é muito importante pensar também sobre o lugar em que você vai ficar durante a experiência. A acomodação pode onerar bastante no seu orçamento de viagem e também pode influenciar diretamente na qualidade do seu aprendizado.


Mas pera ai, como assim?

Quando você faz intercâmbio é muito comum que os pacotes já incluam opções de acomodação em Casa de Família ou em Residência Estudantil. Essas opções costumam ser bem mais econômicas do que formas de hospedagem tradicionais e além disso, você convive com outras pessoas durante todo o tempo, o que faz com que você mantenha uma comunicação ativa, em inglês durante 100% da vivência. Acredite isso ajuda muuuuuito no seu aprendizado.

Tudo bem, parece bacana, você deve estar pensando... Mas como eu decido qual a melhor opção? Devo me os hospedar em Casa de Família ou em Residência Estudantil? Qual a diferença? E se a família não for legal? A Residência é tipo uma República?


Calmaaa, vamos te explicar. :)



Qual a principal diferença entre Casa de Família e Residência Estudantil?


Na Casa de Família, como o próprio nome já fala, você realmente vai viver com uma família local. Nessa opção a Família disponibiliza um quarto para hospedar jovens estudantes, e durante todo o período do curso você participa da rotina deles, convivendo e aprendendo sobre a cultura local. Você literalmente ganha uma nova família em outro lugar do mundo.

Na Residência Estudantil, você mora em uma casa onde vivem estudantes da mesma escola que você. Nessa opção de acomodação você vive durante todo o período de curso, com outros jovens do mundo inteiro. O que além de ser uma super oportunidade de socializar e fazer amigos, é também uma volta ao mundo sem sair do lugar.



Qual a opção mais econômica?


A opção mais econômica vai depender bastante do tipo de acomodação que você escolher, tanto a Residência quando a Casa de Família oferecem opções de quartos e banheiros compartilhados ou individuais, e essa escolha tem um peso no orçamento final. Quartos individuais com suíte, por exemplo, costumam ser mais caros do que quartos compartilhados.

Em geral, a opção em Casa de Família é um pouco mais barata do que na Residência estudantil, além disso nesta opção já estão incluídas duas refeições diárias, que são o café da manhã e o jantar. Assim você acaba economizando também na alimentação.



Qual opção mais confortável?

Neste caso também depende do tipo de quarto que você escolhe, mas em geral a acomodação da Residência segue o patrão de reserva Comfort, enquanto em Casa de Família o padrão é Standard, o que significa que pelos padrões de hotelaria, a Residência seria uma opção mais confortável, enquanto a casa de família pode ser mais simples.


Na opção familiar isso vai depender muito da casa em que você for alocado, mas em geral os espaços seguem o padrão divulgado, o que não significa que você não poderá ficar em uma casa confortável.



Qual a opção mais Flexível?

Em geral as Residências Estudantis são sempre mais flexíveis, isso por que trata-se de um espaço habitado por jovens estudantes, enquanto na Casa de família, você esta se hospedando na casa de alguém, e vai conviver com uma família que já tem seus próprios hábitos e rotinas.


Mas não se engane, isso não significa que a Residência é uma bagunça, lá também existem regras de convivência e uma pessoa encarregada por fazer a gestão da casa junto aos moradores.

Também não pense que se hospedando em Casa de Família você não vai ter nenhuma liberdade, por que geralmente as famílias que recebem estudantes são bastante abertas e flexíveis, desde que haja respeito mutuo.



Como a família é escolhida?

Quando você opta pela opção de Casa de Família, algumas semanas antes da viagem quando acontece a alocação de fato, você vai ser consultado sobre as suas expectativas e restrições, para garantir que a família selecionada seja a mais alinhada ao seu perfil possível. Neste momento você pode dizer se prefere uma família com ou sem crianças, se tem alguma restrição alimentar, se precisa de um espaço que aceite fumantes, alguma limitação física, etc. A partir deste perfil a escola encontra, dentre as famílias disponíveis naquele período, a que mais se aproxime do seu perfil.


Para receber estudantes as famílias precisam passar por um processo de seleção feito pela escola para garantir que o espaço e a família atendam as necessidades exigidas para fazer parte do programa, somente famílias cadastradas junto a escola podem receber alunos estrangeiros.


Como é a Convivência?

Na Casa de família, a convivência é de fato bastante familiar, provavelmente você irá sentar a mesa para tomar café da manhã ou jantar com os familiares frequentemente, além de ter conversas sobre o seu dia a dia, sobre a escola, seu país e sua cultura.


Esses momentos também podem acontecer na Residência, uma vez que as áreas comuns da casa, como a cozinha e sala de estar são compartilhadas por todos, além disso, em qualquer uma das opções se você optar pelo quarto compartilhado, terá uma convivência mais intensa com o seu colega de quarto.


Qual a opinião de quem foi?

Aqui na Let’s já vivemos ambas as experiências, durante o meu intercâmbio na África do Sul eu me hospedei em Casa de Família, já a Eliza Castro na experiência dela ficou em Residência Estudantil.


Quando eu escolhi Casa de Família tomei essa decisão por ser a opção mais econômica e também por que eu acreditava que conseguiria focar mais no curso nesta opção do que eu focaria morando com a galera. A minha experiência foi realmente muito bacana, eu fiquei com uma família que me ensinou muito e também me deu bastante liberdade para aproveitar a minha viagem e ter meu espaço.

Eu perguntei para a Eliza como foi a experiência dela, e eis o que ela me disse: " A residência foi a escolha perfeita para o meu intercâmbio. É ótimo pra quem viaja sozinho, você nunca fica sem companhia. Além disso, me deu muita liberdade e pude conviver com pessoas do mundo todo."



Agora que você já sabe tudo sobre hospedagem em Casa de Família e Residência Estudantil, basta escolher a que melhor atende as suas necessidades e também tem a mais a ver com o seu perfil. Depois disso é só começar a arrumar a malas.

E aí, bora?

1.422 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page