top of page
  • Foto do escritorBabi

Como faço para ser um Voluntário na África?

Atualizado: 12 de dez. de 2020


O voluntariado é uma forma de contribuir ativamente na vida de outras pessoas e também para a sociedade em que vivemos. Ser voluntário é bem mais do que ajudar o próximo e na maioria das vezes a contribuição da experiência vivida é ainda maior para o próprio voluntário. Se você tem vontade de ser um voluntário, mas não sabe muito bem por onde começar, esse é o post para você.






Antes de mais nada é importante deixar claro que existem diversas oportunidades de contribuir e ser um voluntário, muitas vezes mais perto do que você imagina. Além disso, todos podemos começar com ações pequenas e fazendo o bem no nosso dia a dia, então não esqueça que ser um voluntário não significa apenas participar de um projeto social, mas também com as ações que você têm diariamente, por isso: Be Kind! 


Quando se fala em voluntariado internacional, é comum que a África seja um dos primeiros destinos em que pensamos. O continente se tornou referencia em projetos sociais e missões com essa finalidade, o que está totalmente ligado com as condições de vida, os índices de pobreza e desigualdade na região. Felizmente existem muitos projetos ativos, mas ainda há muito por se fazer e por isso mesmo a contribuição voluntária é tão necessária.


Aqui na Let’s Bora a gente decidiu trabalhar com mais de um parceiro local, apoiando projetos diversos e levando cada vez mais auxilio a quem precisa. Além disso é importante você saber que, mesmo não sendo um voluntário, parte de toda a nossa receita é doada para um projeto social na África do Sul.


Bom, mas se você quiser ser um voluntário, o que precisa fazer?


Listamos aqui algumas das principais dúvidas para te ajudar nesse passo a passo até a sua experiência de voluntariado.



Qual o primeiro passo?


Em primeiro lugar você precisa pensar sobre o tipo de projeto que gostaria de apoiar. Como falamos acima, nós trabalhamos com diversos projetos que vão desde projetos com crianças que abrangem educação, esportes e saúde, até projetos de conservação e reabilitação animal e ambiental.


Pense no tipo de projeto com o qual você mais se identifica, e a partir dai procure por esse tipo de projeto e pelos locais que mais necessitam desde tipo de ajuda.



Existem requisitos para ser um voluntário?


Sim! Os requisitos podem variar de acordo com o projeto. Os requisitos gerais, ou seja, que valem para todos os projetos são:


- Ser maior de 18 anos;

- Apresentar atestado de antecedentes criminais;

- Certificado internacional de vacinação contra febre amarela, exigência para qualquer viajante que ingressa na África do Sul.


Além dos pré- requisitos gerais, cada projeto possui uma duração mínima e pode exigir certo nível de fluência no inglês, a depender das atividades que serão realizadas.



Eu posso escolher quando quero viajar e quanto tempo vou ficar?


Em geral sim. Os projetos são fixos, ou seja, funcionam durante todo o ano e recebem voluntários semanalmente, desde que o voluntário permaneça pelo período mínimo estabelecido pelo projeto, que em média é de 2 semanas, mas existem projetos com duração mínima de 1 e outros com duração mínima de 4 semanas.


Verifique sempre o tempo mínimo exigido e se você tem disponibilidade de permanecer por este período.


Existem custos evolvidos?


Sim. Os custos também variam de acordo com o projeto, isso por que estes valores são usados para arcar com as suas próprias despesas, como por exemplo: hospedagem e alimentação durante o período, transfer até o local, suporte da equipe local e manutenção do projeto.



Quais são os tipos de projeto com crianças?


Atualmente apoiamos diversos projetos com crianças, mas os principais são: Educacional em escola Infantil, Inserção ao Surf e Esportes em geral e Suporte em Hospital Infantil. Cada um destes projetos tem uma duração mínima diferente e valores de investimento diferentes.



Como são os projetos com animais?


Existem dois tipos principais: projetos com animais selvagens e projetos com animais marinhos. Estes projetos tem por finalidade conservar espécies ameaçadas, manter reservas naturais, além de resgatar, reabilitar e reinserir animais que sofrearam algum tipo de maus tratos ou que foram retirados do seu habitat natural.



Quero ser voluntário, mas não quero viajar sozinho, como faço?


Existem projetos especiais que são viagens em grupo, ou seja, projetos em que um grupo parte juntos, durante o mesmo período para um objetivo em comum. Esses projetos costumam ter duração de duas semanas e são uma excelente opção para quem não se sente confortável em viajar sozinho, ou não se sente seguro com o seu nível de inglês, uma vez que há outros brasileiros juntos com você.



Como faço para escolher o meu projeto e organizar a viagem?


Você pode conversar com a gente. Nosso time vai te conhecer melhor e te ajudar a encontrar o melhor projeto para o seu perfil e de acordo com a sua disponibilidade. É só entrar em contato através dessa página.


Antes de escolher o projeto e organizar tudo, pense um pouco sobre a data que gostaria de viajar e quanto tempo tem disponível, esses detalhes serão essenciais na tomada de decisão.



Esperamos que estas dicas tenham te ajudado, mas se ainda tiver dúvidas ou quiser conhecer um pouco mais sobre os projetos e a África do Sul, segue a gente no Instagram ou manda um DM por lá, vamos adorar bater um papo com você!





402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page